<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15916859\x26blogName\x3d..::+Blog+do+Olelas+::..\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://olelas.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://olelas.blogspot.com/\x26vt\x3d1499878361058114115', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 

Infância Diferente

VS



Sim, é verdade que estive um pouco ausente do meu blog, pois o meu trabalho não me tem permitido que esteja dedicado a este meu espaço, e o cansaço é muito para que possa, em casa, escrever qualquer coisa que tenha jeito, mas aqui vai:
Hoje escrevo sobre a minha infância, as diferenças entre a minha infância e a actual infância das crianças "modernas"...
Ainda me lembro, chegava da escola, atirava - literalmente - a mochila da escola carregada de livros, canetas, cadernos e eaquelas coisas todas que era preciso carregar todos os dias, para cima da cama e a 1ªcoisa que fazia era trocar de tennis - calçava uns mais velhos - e ia "dar uns pontapés na bola" na rua da minha aldeia. Era uma autêntica equipa que permanecia na rua, até à hora do jantar, havia mesmo aqueles que era preciso vir os pais chama-los com "cara de maus" por não termos cumprido o horário da refeição..... sim porque nessa altura os telemóveis só existiam nos filmes, mas naqueles de ficção/futuro!!!
Depois de jantar ainda havia "peladinha", era até ficar noite cerrada, ou até a velhota da esquina ameaçar montes de vezes que ia chamar a policia porque queria descansar e a gente ali a perturbar o silêncio de uma calma noite de Verão!!
Pronto, já chegava de bola, o sol já tinha caído, a noite estava cerrada, a luz dos candeeiros da rua era fraca, iluminava mais a própria Lua, era hora de jogar às escondidas!!! :) Era aqui que as miudas vinham para que o jogo tivesse mais piada :)
Havia jogo até..... que ficasse apenas 2 ou 3 sozinhos, porque à medida que as horas iam passando, os pais de cada um iam nos chamando... Mas antes disso havia muita diversão, gargalhadas, correrias.... enfim, aquelas coisas saudáveis que uma criança deveria ter/fazer!!!
Hoje em dia eu não vejo nada disso!!
A infância está completamente diferente, completamente dominada por uma tv ou um monitor!!! Os miudos na escola praticamente só falam - por telemovel, mesmo estando a escassas secretárias de distância - do que se passou no ultimo episódio dos Morangos com Açucar, ou do novo jogo que instalaram no PC...... Chegam da escola, vão agarrar-se à TV para ver os morangos com açucar - na minha opinião pior do que a droga - ou então vão agarrar-se ao jogo mais recente que têm e tentar chegar ao fim para contar aos amigos no dia seguinte, na escola!!!
Pergunto eu: - Mas que infância é esta?? Onde está o companheirismo se cada miudo vive isolado, conversa através do messenger, telemovel, e-mail???

By Olelas
em 13 fevereiro 2006
Comentários:

 

para este Post

 
, Anonymous Anónimo disse:

Pois é, parece que cheguei atrasada, mas não importa tenho um coisa boa para postares hoje!! :)
Quanto ao teu post, que mais posso dizer a não ser que concordo!! Infelizmente é muito verdade! :s Recordo-me, e com bastante alegria e saudade que quando era miúda eu e o meu irmão brincávamos imenso e não era em computares, nem consolas, nem televisão, brincávamos um com o outro! Brincávamos de tudo, carros, bonecas, escondidas, skate, patins, bicicletas, corridas, apanhada... sei lá tanta coisa! Presentemente olho para os meus primos e apenas os vejo nos computadores ou os gameboys, ainda lhes falamos em ir jogar à bola, ou à apanhada (somos alguns, todos eles mais novos) e então daria para brincar dessas coisas que os miudos tanto gostam, mas não, prefrerem ficar sentados a olhar para uma animação que não lhes traz alegria nenhuma, apenas uma alegria momentanea! Dá-me pena porque eu sei que daqui a uns anos eles irão pensar na sua infância e vão pensar que a desperdiçaram em frente de um brinquedo que não trouxe nada, nem amizades verdadeiras. Eu, olho para trás e lembro-me com felicidade, saudade e até uma nostalgia dos meus tempos de criança e SEI que foram bem passados e muito proveitosos. Que com isso tudo CRESCI bem, cresci com uma mentalidade saudável! :)
Bem, acho que já chega! :P
Beijões!

 

Comentar!