Os jogos dos campeonatos secundários de Inglaterra que terminarem com empate no final do tempo regulamentar poderão ser decididos através da marcação de grandes penalidades. Esta é uma proposta que será analisada pelos 72 clubes participantes nas referidas competições.
A ideia, segundo o presidente da Liga, Lord Brian Mawhinney, é tornar as competições mais atractivas para o público: "Os treinadores podem odiar as grandes penalidades, mas os adeptos adoram. Por isso, esta será uma ideia a analisar para refrescar o nosso produto." Ainda segundo Mawhinney, o sistema de pontuação deveria então também ser alterado, com cada equipa a ganhar um ponto nos jogos que terminassem igualados, enquanto o vencedor das grandes penalidades arrecadaria um ponto extra.
É um facto interessante, vinda da "terra onde nasceu o futebol"... mas, não podemos esquecer que por vezes as equipas que claramente mereciam vencer um jogo, por vezes perdem na "lotaria" dos penaltis!
Mas uma vez que a pontuação também seria alterada, talvez fosse vantajoso, e até tornava o futebol mais competitivo, assim, qualquer equipa que não queira ir à "lotaria", terá que se esforçar mais em campo, proporcionando um melhor espectaculo, provavelmente, com mais golos!!!
Mas, naqueles encontros em que uma equipa que luta para não descer visita o campo do possivel campeão, e vai jogar para o empate, tem aqui um aspecto mais aliciante para levar o jogo empatado até ao fim, pois, além de levar um ponto, ainda se "arrisca" a levar dois, basta para isso ter sorte na marcação das "penalidades mortiferas"...
Digam a vossa opinião!!!