Bom, agora um pouco mais calmo... aproveito a embalagem para fazer o rescaldo do Euro2008, no que a Portugal diz respeito, e também um prognóstico para o que falta jogar do torneio.
Começo por eleger os 3 + (mais):
- Nuno Gomes: Há muitos que o criticam, mas sempre fui apologista do seu jogo de avançado (e não de ponta de lança como lhe chamam ou consideram) que trabalha em prol da equipa e não vive apenas para satisfazer os seus interesses pessoais. Os 3 jogos no Euro foram muito positivos, marcou apenas um golo, frente à Alemanha, mas efectuou grandes exibições, quer contra a Turquia, quer contra a Rep.Checa, tabelando com os companheiros, conseguindo várias assistências para golo.
- Deco: Não estive de acordo com a sua chamada à selecção, pelo facto de ser Brasileiro! Mas, estando a defender as cores lusas, suou a camisola e deu aquele toque de classe, demonstrando aos críticos que diziam que estava cansado, que nem no Barça jogava, aquilo que Portugal precisava para conseguir chegar mais longe.
- Pepe: Outro "Brasilês"... mas se não fosse ele, aquela defesa parecia um passador autêntico! Mereceu o golo que marcou frente à Turquia, e esteve bem em quase todos os lances, não permitindo aos adversários o sucesso.
Agora chegam os 3 - (menos):
- Cristiano Ronaldo: como eu já temia, e dizia estávamos mal se dependêssemos do (agora) numero 7 da selecção! O seu próprio protagonismo faz com que lhe encurte as capacidades, pois faz dele um jogador "marcado para abater" pelos nossos adversários! Ainda pensei que melhorasse depois do golo que marcou aos checos, mas, infelizmente, nem assim!
- Ricardo: Mais do mesmo! Quase com 40 anos ainda preferia ver o "99" a defender as redes da baliza verde-rubro! Não se sai a um cruzamento, a sua maneira de estar entre os postes foi sempre "intermitente" e vacilou quando não podia haver o mínimo de descuido! Frente à Alemanha 2 golos a papel químico onde a bola tem que ser do G.R. que sai dos postes...
- Miguel Veloso: Dizem por aí que jogou frente à Suíça...
Em modo geral a nossa selecção não acho que tenha estado mal, os erros pagam-se caro e a jogar a este nível, não se podem cometê-los! Vamos embora frente a uma Alemanha que aproveitou (e bem) os erros adversários!
Gostei de ver (para além daqueles + que mencionei) o Moutinho, o Simão e o Bosingwa. O Petit, apesar de exausto e de uma época menos conseguida, foi o "quebra-gelo" que devorou o meio campo por completo!
Quanto ao Euro, acho que a final será disputada entre Alemanha e Itália.
A França demonstrou que não joga uma beata e foi embora (fiquei mais feliz com isso do que de ter ganho à Turquia... lol), a Grécia, a mesma coisa! A Espanha está a jogar muito bom futebol a par da Holanda que "esmagou" a França e actual campeã do mundo - Itália! Duas equipas jovens que praticam muito bom futebol, jogando em colectivo!
Gostava que a Espanha conseguisse chegar, pelo menos à final, mas penso que a final será, como já disse: Alemanha - Itália
O que acham?
p.s. comentários para o "Socolari" são para o tópico anterior....
Etiquetas: euro 2008, futebol, portugal