<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15916859\x26blogName\x3d..::+Blog+do+Olelas+::..\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://olelas.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://olelas.blogspot.com/\x26vt\x3d1499878361058114115', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 

Nova lei do tabaco

Hoje, o Dia Mundial do Não Fumador, (é o meu dia, portanto...) fica marcado por uma noticia, que nos dá conta que o Governo quer reduzir as coimas previstas na nova lei do tabaco (que ainda nem sequer entrou em vigor) que estabelece limites entre os 50 e os 1000 euros!!!
Ora bem, a mim "apanharam-me" (também é difícil, no sitio que é, passam lá a vida escondidos na caça à multa...) a 70 Km/h, numa zona onde posso ir a 120Km/h à vontade, sem por em risco quem quer que seja, e foi-me aplicada uma coisa de 120 €! A justificação para tal sanção é que «a minha condução não foi adequada e punha em risco, não só a minha, mas também, a integridade física de terceiros,»...

Só deixo aqui uma pergunta: Quando uma pessoa fuma, num recinto fechado - já estou a "esquecer" os abertos -, quantas pessoas põem em risco em simultâneo? Não tem que ser punido adequadamente pelo mal que provoca aos outros?

Não sou contra as pessoas que fumam, aliás, eu respeito a escolha deles, coitados, respeito-os... agora só peço que me respeitem a mim, como não fumador ;)

Um bom exemplo, curioso ao mesmo tempo, foi a nossa saída de sábado passado: 12 pessoas; 0 fumadores!

Etiquetas: ,

By Olelas
em 31 maio 2007
Comentários:

 

para este Post

 
, Blogger Heidi disse:

sabes que há fumadores que chamam à nossa postura:"a tirania do não fumador"...eu ouvi com estes ouvidos que a terra há-de comer...

 
 
, Blogger Miguel F. Carvalho disse:

eu sou sincero: vamos deixar-nos de demagogias... eu defendo a proibição pura e simples do acto de fumar bem como da venda de tabaco... defendo a equiparação ao consumo de drogas...

 
 
, Blogger Olelas disse:

Depois de ter falado com a minha amiga I., fumadora, por sinal, venho aqui deixar uma salvaguarda na expressão "coitados" utilizada por mim no post original:

- o q realmente quis dizer foi: "coitados" porque fumam... e acho q para bem vosso (fumadores) nao o deviam fazer
e tambem...
- "coitados" daqueles q querem deixar de fumar e nao conseguem!

;) pronto, não quero ser mal interpretado :)

 
 
, Blogger I. disse:

Eu sou altamente viciada em tabaco. Começou por ser uma escolha e tem-se mantido como tal. Nunca tentei deixar de fumar e não sofro angustiada por tentar fazê-lo e não conseguir. Sou feliz, divirto-me, faço o que gosto e vou tendo dinheiro para os meus vícios (que não são só o tabaco). Estou ciente de que este é um daqueles que me prejudica a longo prazo, mas é uma escolha minha e não me sinto coitada por ela fazer parte da minha vida.
Quanto ao respeito pelos não fumadores e para ser completamente honesta admito que posso falhar por vezes. Geralmente tenho o cuidado de não incomodar ninguém e se alguém me pede para apagar o cigarro não levo nada a mal e respeito o pedido. Mas a verdade é que talvez esse pedido nem devesse ter que ser feito e aí admito a minha culpa. Não concordo com a proibição de se fumar em locais fechados, como cafés e restaurantes, mas concordo com a existência de espaços que sejam exclusivamente de não fumadores.
A falta de respeito que tantas vezes existe na nossa sociedade não acontece apenas por parte dos fumadores nem na maioria das vezes está relacionada com este tema e isso sim é um assunto que nos deveria deixar a pensar...

 
 
, Blogger Lu disse:

Bolas, não sabia!!! Se soubesse não tinha fumado ontem!!! :p
Sim, porque as minhas colegas fuma e quem leva com o fumo sou eu, logo... fumo!!!
Mas pronto, é verdade que isso das multas está errado, cá para mim o Governo é fumador!!! De certeza!!!

Nós os 12 somos os maiores!!! :)

 
 
, Blogger Olelas disse:

Ora bem Ines, era como te falava, eu tenho outros vicios, se calhar até que me fazem mais mal a mim, mas sei que ao praticá-los não estou a "obrigar" outros a faze-lo nem sequer a prejudica-los!
Mas isto é um geral, claro que ha excepçoes! E sei, quanto a ti, que se te pedirmos para não fumares por este ou aquele motivo, és bem capaz de o fazer ;)

Lu, nós os 12 somos os maiores, mas a Inês também o é :) se não fosse, não estaria aqui a comentar neste magnifico Blog :p

Quanto à falta de respeito, cada vez, infelizmente, existe mais, mas não é este o caso em que isso acontece mais, tens toda a razão!

 
 
, Anonymous Anónimo disse:

Fumar é como qualquer outro vício, faz mal à saúde e cria dependência. Das 3 uma: ou nem sequer experimentas (dizes: Não! e pronto), ou tens coragem de parar, ou então vives com isso.
A minha escolha foi a primeira: nunca experimentei, não fumo e vivo bem com isso (menos bem, com o fumo dos outros).
Já que estamos a falar de escolhas, vou contar-vos uma história. Lembro-me bastante bem de ter uns 12 anos,e naquela altura os miúdos, mediante autorização dos pais adquiriam um cartão para sair do colégio à hora de almoço, para fazerem o que bem lhes apetecesse. A maior parte, com aquele instinto de "auto-afirmação" começou por festejar a liberdade a dar as primeiras passas, e depois o vício evoluiu nas saídas à noite e por aí adiante, até que muitos assumiram ser fumadores "full-time" :p Não tive tanta sorte no que toca às saídas, mas isso nunca me preocupou porque tinha aulas de dança a essa hora, e eu mais um grupo de amigas fizemos um pacto que nunca iramos fumar. Curioso, hoje nenhuma delas fuma. Ainda vejo com frequência algumas, outras nem tanto. Entretanto houve um colega nosso que com 17 anos teve um quisto na garganta, apanhou tal cagaço. Na altura comentou-se o facto. E um dia destes, num jantar estava o ambiente cheio de fumo, alguém se queixou (provavelmente eu!), uma delas disse-me:
- Ehh, Rita lembras-te daquela promessa que fizemos há imenso tempo, de nunca fumar?
- Hã? AHHHHHHH,...então não me lembro!, lol, claro que sim :) é verdade, nenhuma de nós fuma...

 
 
, Blogger mtheman disse:

acho que estamos a entrar no ridiculo com a questão do fumo...

acho que a decisão de se poder fumar ou não num estabelecimento fechado deveria ser decidido pelo dono do mesmo...

um sinalzinho à porta informava se naquele espaço era ou não era permitido fumar, e deixava-se funcionar a lei da oferta e da procura...

quer dizer, querem criar salas de chuto mas depois tratam fumadores como criminosos...

e só para que conste, não fumo!

 
 
, Blogger Pedro Almeida disse:

Relativamente ao fumo...a Tabaqueira é das empresas que mais dinheiro dá a ganhar ao estado, em impostos e em rendimento. Acho bem que existam locais para fumadores e outros para não fumadores, a serem definidos pelos proprietários, como diz o mtheman, e que sejam respeitados, mas deverá sempre existir locais para fumadores também e de preferência com um mínimo de dignidade.

Relativamente aos limites de velocidade, são uma palhaçada, há ruas onde circular a 50 é circular em velocidade excessiva, tipo bairro alto, e circular a 120 numa auto-estrada, deserta, com bom tempo é quase como estar parado...e dá sono, ou seja é mais perigoso do que circular a 170 !
Vão eles entender isso...

 
 
, Anonymous Anónimo disse:

mtheman,

Não sou fundamentalista. Respeito quem me respeitar, seja fumador ou não. Mas essa divisão de espaços não funciona na maior parte dos estabelecimentos "fechados". Não sei se moras em Lisboa, mas para quem conhece os "Cup&cino" e os "Coffe&Pot" são cafés muito giros para estar na conversa até às 3 da manhã, mas sais de lá com fumo entranhado até aos ossos. E agora perguntam: "Ah, e isso não tem espaços para não fumadores??" e eu respondo "É a mesma coisa" :P, na maior parte das vezes chega-se à conclusão que a diferença está na placa, e muitos dos estabelecimentos nem têm ventilação adequada. É um dos poucos espaços onde se pode sair durante a semana para conversar decentemente, é uma pena que para isso tenhamos que levar com o fumo dos outros. Isso é que não está bem.

 
 
, Blogger Pedro Almeida disse:

R, eu creio que a ideia é haver estabelecimentos onde seja totalmente proibido o fumo e outros onde seja permitido, por exemplo num rest. ou café ser permitido fumar e no café ao lado já ser proibido, isso parece-me bem, as pessoas passam a escolher os sitios em virtude disto.

 
 
, Blogger mtheman disse:

era essa a minha ideia... se tu souberes que em determinado local é permitido fumar tu entras por tua conta e risco...

se tu não queres ser incomodada pelo fumo procuras locais onde seja proíbido fumar...

porque no que respeita aos supostos espaços mistos concordo ctg, não funcionam... a não ser que ponhas um extractor por cima de cada fumador :)

 
 
, Blogger Gio disse:

Ok... Eu fui fumador, e por motivos de saude deixei de fumar.

Ou seja, já estive nos dois lados do restaurante...

A minha opinião é que deve de ser o dono do restaunte a decidir, e isso deveria de ser afixado na entrada do mesmo. Por isso o cliente ao ver isso na entrada, só iria se não se importasse com o possivel fumo.

Existem tb outras alternativas, como por exemplo: estive num bar em Manhattan/New York ( http://www.aptwebsite.com/ ) E neste bar eles tinham uma divisão de vidro no meio do bar com um mega-extractor... Como nessa altura eu fumava, acabei por achar engraçado porque sempre podiamos meter conversa com os outros dependentes, devido a estarmos confinados a um espaço tão pequeno.

 
 
, Blogger Olelas disse:

Ritinha, na escola sempre tive a "sorte" de ficar nas piores turmas, onde as passas eram constantes, mas nem essas influências me fizeram deixar levar, optei sempre pelo "Nao, obrigado!"

mtheman, concordo com a decisão de ser o proprietario, assim é o consumidor que tem que escolher os sitios a frequentar, mas os proprios proprietarios têm medo e nem sequer sabem qual a escolha que devem fazer! Podem perder alguns clientes e não é isso que querem, inclusive porque a comissão de venda de tabaco também é razoavel.

Fura's, sempre foi essa a minha ideia: o produto que mais dinheiro leva ao estado é o tabaco! Daí que se perceba o porquê deles não sequer pensarem em acabar com o tabaco! Também não estou contra ser vendido, bem pelo contrário, deveriam começar por subir os preços :p já que para muita gente é mais do que um "bem essencial"

Quanto aos espaços "2 em 1"... é como se só alterasse a placa!!! O fumo é o mesmo dos dois lados!

Acho que é tentar à força educar um povo que nunca teve educação nesse aspecto! Mas pronto...

Obrigado pelos comentários!!

 
 
, Anonymous Anónimo disse:

Se são soluções que querem, é mesmo isso: subam o preço do tabaco, mas não tanto que haja por aí gente que fique mal disposta, porque já não tem que chegue para fumar o seu cigarrito. Lol
Espaços fechados com fumo: complicado. Na minha consciência de hipotética fumadora, teria a sensibilidade de não abusar, mas como tal não existe (salvo raras excepções), devia haver um detector de fumos que comandasse a extracção imediata dos fumos. E todos os estabelecimentos seriam obrigados a tê-lo operacional. Porque, sinceramente, a exclusão total do fumo para a maioria dos locais, não me parece viável, dado que existe muita gente que fuma, nenhuma casa quer perder clientes.

Bruninho, és o MÁIOR!!!
Sempre um querido :)

Bom Post!

Beijinhos e Força a Todos para o que seja :p

 

Comentar!